segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dorina Nowill

Morreu ontem em São Paulo com 91 anos a Pedagoga Dorina Nowill. Deficiente visual desde os seus 17 anos, fundadora e presidente emérita da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que tem como missão "Facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, respeitando as necessidades individuais e sociais, por meio de produtos e serviços especializados."

Na página inicial da fundação o trabalho é descrito da seguinte forma:

Há mais de seis décadas a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da educação e cultura, atuando na produção de livros em braille, livros e revistas falados e obras acadêmicas no formato Digital Acessível, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para centenas de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A Fundação Dorina Nowill também oferece, gratuitamente,
programas de atendimento especializado ao deficiente visual e sua família, nas áreas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional.
Acreditamos que a educação seja o melhor caminho para a inclusão social, e ampliar essa oportunidade a milhares de deficientes visuais de todo o Brasil também depende de você.


Com certeza um exemplo de mulher e educadora que proporcionou aos portadores de deficiência visual a inclusão social e lutou pela igualdade de oportunidade para os deficientes.

Nenhum comentário: