quarta-feira, 26 de maio de 2010

As NTIC´s e a Alfabetização. É possível essa união?


Se houve um tempo em que o processo de aprendizagem da leitura e escrita estava atrelado a frases sem sentido hoje a necessidade do dominio do código verbal é superada pelas NTIC´S que utilizam diferentes formas de manifestação da linguagem. Sendo assim delete o antigo método e dê um up nas turmas de alfabetização. De que forma? Utilizando as NTIC´s como aliada no processo de alfabetização, tanto de crianças como de jovens e adultos. Quer saber como? Então vamos navegar por este tema.

Reportagem publicada na Folha.Com afirma que crianças com apenas dois anos já usam o computador em escolas. Inicialmente em períodos mais curtos e depois passam a ter uma aula semanal. O conteúdo aplicado nos laboratórios de informática complementa o que é aprendido em sala de aula. Se eles estão aprendendo as cores, por exemplo, os instrutores reforçam a aprendizagem contextualizando o tema através de jogos e brincadeiras no computador.

Seguindo essa tendência os editores de texto são utilizados como auxiliares no ensino da leitura e da escrita, além de Softwares e sites infantis que atraem as crianças através das cores, músicas e interatividade que oferecem, familiarizando assim as crianças com o mundo da leitura. Cláudia Tricate, diretora da Escola de Educação Infantil Mágico de Oz, de São Paulo destaca que as atividades não substituem outros recursos essenciais na alfabetização, como a leitura de livros e a prática da escrita. "É apenas um complemento", diz.

Quando se trata de jovens e adultos o desafio parece ser maior. Se já é difícil para uma pessoa na fase adulta ser alfabetizada imagine utilizando o computador como recurso pedagógico? As dificuldades não são só pelo recurso pedagógico em si, mas também pelo fato de que o adulto tem uma imagem muito mais tradicional da escola do que os educadores hoje gostariam que ela fosse e para introduzir novos métodos neste segmento é necessário um trabalho de convencimento, onde o aluno compreende que também pode aprender com outros recursos.

Mas para a psicolinguista argentina Emília Ferreiro as NTIC´s trouxeram mudanças importantes, isso se levarmos em consideração “que o conceito de alfabetização não é fixo, mas uma construção histórica que muda conforme se alteram as exigências sociais e as tecnologias de produção de texto”. Ela afirma que muitos adultos que dedicaram parte de sua vida a trabalhos manuais pesados terão mais entusiasmo para aprender se utilizarem outros tipos de instrumentos técnicos que não sejam apenas o lápis e o papel.


A pedagoga Sandra Medrano colocou em prática o uso do computador em sala de aula com alunos adultos, foi feito um vídeo das aulas e usado no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC. Ela observou que “realizando uma atividade de escrita no editor de texto do computador os alunos pensam sobre o que vão escrever e quais a letras que utilizarão, o computador funciona também como sinalizador dando indícios das palavras que estão escritas erradas. A possibilidade de lidar com o computador mostra que os alunos ficam muito envolvidos, eles querem escrever outras coisas, mudar a fonte e o tamanho das letras, gostam de escrever e imprimir o que escreveram e mostrar para outras pessoas o que eles escreveram. Isso faz com que eles tenham um envolvimento muito grande com ato da escrita.”

Os benefícios do uso do computador podem ser tão grandes que a professora Lea Fagundes, precursora do uso da informática em sala de aula no Brasil, afirma que “as questão dos baixos índices de alfabetização e de letramento, por exemplo, tem como solução para melhorá-los levar os alunos a sentir o poder de se comunicar rapidamente em grandes distâncias, ter ideias, expressá-las como autores e publicar seus escritos no mundo virtual.”


Portanto é possível fazer sim fazer uso das NTIC´s com turmas de alfabetização e de EJA também. Mas pra isso “precisamos de professores que ao tentar introduzir as NTIC´s não seja mais um professor que dê aula, não é mais a sua sala de aula, são os espaços de convívio da escola, onde o professor adapta os recursos inovando e transformando sua prática pedagógica”, afirma Lea Fagundes.


Referências para esta pesquisa:

Revista Nova Escola
Revista Crescer
Folha.Com

Para comentar essa pesquisa clique em comentários na linha debaixo:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pra início de conversa...

Sou aluna da Unirio cursando o 3º período do Curso Licenciatura em Pedagogia através do polo Cederj-Cantagalo. Estou gostando muito do curso e tenha vivido muitas e boas experiências através deste curso.

Achei muito interessante a proposta da coordenação da disciplina Informática em Educação em preparar a 2ª avaliação a distância por etapas. Etapas que irão nos ferramentalizar no uso das TIC´s no processo educacional, seja apredendo (agora) ou ensinando (futuramente).

Acredito que Educar Transforma! Transforma por dentro e por fora e transforma não só o aluno como também o professor. Educar é uma via de mão dupla onde os conhecimentos são compartilhados e múltiplas experiências são divididas!

Portanto espero utilizar esse espaço em outras oportunidades!
Para reflexão:
"A construção do saber é uma obra coletiva."
(Livro de Fundamentos I, vol. 2, Aula 18, pág. 66)